>/marquee>

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados

Reverenciar os entes queridos que já se foram, neste dia, em especial, parece uma contradição para com nossos próprios sentimentos e crenças. Visitar o local onde foram depositados seus "restos mortais", levar lhes flores, ascender velas, orar, chorar... Tudo isso, como se ali eles estivessem. Como se estas oferendas fossem lhes trazer conforto e alívio ou quem sabe, alegria.

É um lugar sagrado??? Não sei!

Pessoas profanas e pessoas que levaram uma vida digna e fervorosa, ali são enterradas, sem discriminação. Acredito até, que este seja o único local, onde a discriminação não existe.

Reconfortarmo-nos com as lembranças e saudades que eles nos deixaram, talvez seja este o melhor sentido que podemos dar a essa romaria que fazemos todos os anos no Dia de Finados.

Sem dúvida, é um dia triste, pois a perda dos entes queridos nos leva a indagações e reflexões sobre nossa própria existência.

A única esperança e consolo, é acreditar que o espírito é imortal, sendo assim, amparados pelo Criador, continuam a cumprir os desígnios a que foram confiados, até chegarem a uma plenitude espiritual.

Para que esta caminhada espiritual seja serena e plena, ela começa aqui no plano terrestre, através de nossas boas ações, cumprimento de nossos deveres e sobretudo, seguindo o mandamento ecumênico: Amar a Deus e ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário